Notícias e Novidades
XIV CIOPAR - 2019

Dr. Nelson Pinto ministrará curso sobre terapia de regeneração guiada

Internacional: Especialista é líder em aplicações clínicas de L-PRF na regeneração de tecidos moles e duros e na cicatrização de lesões.

Um dos profissionais mais aguardados para o XIV CIOPAR é o Dr. Nelson Pinto, professor do Departamento de Periodontia e Implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade dos Andes, UANDES, do Chile, e professor do Departamento de Ciências da Saúde Bucal / Periodontologia, Hospitais Universitários, Universidade Católica Leuven, da Bélgica. Especialista líder em aplicações clínicas de L-PRF na regeneração de tecidos moles e duros e na cicatrização de lesões, ele irá ministrar curso sobre “Terapia de regeneração guiada: evidências científicas e aplicações clínicas”, no dia 18 de outubro, das 14 às 18 horas.

Dr. Nelson Pinto explica que esse é um novo modo de entender e atender os pacientes, cujo objetivo é a regeneração de tecidos duros e moles por meio de mecanismos como a estimulação, diferenciação e indução celular, utilizando o potencial de reparação tecidual de cada indivíduo. “Isso implica conhecer, entender e respeitar os mecanismos naturais por meio dos quais um organismo é capaz de reparar e regenerar tecidos lesionados utilizando suas próprias recursos celulares”, destaca.

Em seu curso, ele irá abordar o conceito da terapia de regeneração guiada, suas evidências científicas e aplicações clínicas tais como: preservação da crista, levantamento de seio, regeneração de tecidos moles e duros, aumento horizontal ósseo, implantes imediatos, etc. “Vou apontar o passo a passo dos procedimentos por meio de casos clínicos representativos, desde casos básicos até os mais desafiadores”, diz.

Ele reforça que os resultados funcionais e estéticos em implantodontia exigem um manejo qualificado de tecidos moles e duros. “Cada nova técnica requer obter o treinamento certo e seguir a curva de aprendizado, sempre com uma boa orientação”, frisa, acrescentando que o tratamento clínico deve basear-se em evidências científicas. “Infelizmente muitos tratamentos são baseados apenas em marketing. Escolher a literatura certa também está se tornando mais difícil pois há muita confusão neste campo. A grande ameaça ao progresso não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento. Devido a tudo isso, o treinamento e a educação baseados em evidências científicas boas e reais são sempre o melhor caminho a percorrer”, orienta.

Dr. Nelson Pinto salienta ainda que cada implante e biomaterial utilizado para tratar os pacientes desafiam a biologia humana. “Cada passo que damos para alcançar a combinação perfeita que atenda à biologia humana de uma maneira melhor, aprimora os resultados e a previsibilidade a longo prazo de nossos procedimentos de implantes e enxertos. As pesquisas nos mostram que quanto mais nos movemos para usar biomateriais autólogos naturais, mais obteremos resultados positivos. A sinergia do uso de produtos autólogos e superfícies de implantes biomiméticos tem tornado a osseointegração mais confiável e previsível, trazendo ao mesmo tempo a possibilidade de fazer abordagens minimamente invasivas com maiores benefícios para nossos pacientes, encurtando o número de procedimentos, o tempo de cicatrização e reduzindo o custo significativamente”, enfatiza.

“Em nossos estudos, estamos concluindo que, usando a combinação certa de bioativadores e biomateriais, aumentamos a taxa de sucesso da osseointegração mesmo nos casos mais extremos e desafiadores. Desta forma, estamos transformando o reparo tecidual em uma verdadeira regeneração tecidual. O que pensávamos impossível ontem poderia ser rotineiro amanhã, através da terapia de regeneração guiada”, destaca.

ABO-PR
ABO-PR
A ABO-PR é a organizadora do XIV CIOPAR (Congresso Internacional de Odontologia do Paraná), considerado um dos maiores eventos de Odontologia do Sul do Brasil.